segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Servidores Municipais vão realizar Ato Público no dia 28 em Cajazeiras

Cerca de 100 sindicatos de servidores públicos municipais confirmaram presenças no próximo dia 28 (Dia do Servidor Público), na cidade de Cajazeiras, durante Ato Público promovido pela Federação dos Servidores Públicos Municipais da Paraíba (Fespmpb) para denunciar a má administração de vários prefeitos no Estado. A estimativa é que aproximadamente mil trabalhadores ocupem praça pública naquela cidade. A concentração dos manifestantes está marcada para as 9 horas.
Os sindicalistas vão cobrar a atualização dos salários dos servidores municipais de diversas prefeituras que há meses estão atrasados. Vão denunciar também os desvios de recursos públicos destinados para os setores da educação, saúde e infra-estrutura, bem como o elevado número de contratações de cargos comissionados e prestadores de serviços (apadrinhados), deixando os servidores efetivos com os vencimentos atrasados.
Entre uma das irregularidades apontadas pela federação está a Prefeitura Municipal de Aguiar, cidade localizada no sertão paraibano. Lá, a despesa com a folha de pagamento de cargos comissionados é maior do que a folha com os funcionários efetivos. Outro absurdo que será denunciado no ato público diz respeito ao número de assessores especiais que possui o prefeito da cidade de Lucena, Antônio Mendonça Júnior (Bolão). Ao todos são 22 assessores em seu gabinete.
Pesquisa realizada pela federação aponta que, nos últimos seis meses, todas as prefeituras municipais da Paraíba que alegam crise e que não possuem dinheiro para pagar o piso nacional do magistério (R$ 950,00), aumentaram o número de assessores, cargos comissionados e prestadores de serviços, inviabilizando a implantação dos Planos de Cargos, Salário e Carreira, além de não promover concurso público.
O descaso com o recurso público por parte de administradores municipais atrasando os vencimentos dos servidores, de acordo com a federação dos trabalhadores, traz sérios prejuízos à população e ao desenvolvimento do município, pois a cidade deixa de arrecadar seus impostos. “Com estes descasos, a população sente falta de investimentos no município. Muitos dos prefeitos se ausentam dos problemas da sociedade, passando a morar em outras cidades”, disse Francisco de Assis Pereira, diretor da Federação dos Servidores Públicos Municipais da Paraíba (Fespmpb).
Os servidores municipais, através de demonstrativos e balancetes financeiros vão apresentar durante o ato público do próximo dia 28 que as Prefeituras Municipais da Paraíba não vivem crises, conforme alegam seus gestores. Somente nesta segunda-feira, dia 19, o Governo Federal mais recursos, objetivando complementação às baixas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) se refere ao montante de 1 bilhão de reais, aprovado pelo congresso, como forma de repor as perdas que os Municípios vêm sofrendo nos últimos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário