terça-feira, 27 de outubro de 2009

ATO PÚBLICO NESTA 4ª FEIRA, DIA 28 DE OUTUBRO, EM CAJAZEIRAS


Um ato público na cidade de Cajazeiras, sertão paraibano, vai marcar nesta 4ª feira o Dia Do Servidor Público. A manifestação é organizada pela Federação dos Servidores Públicos Municipais da Paraíba – Fespmpb e Central Única dos Trabalhadores – CUT. Cerca de 100 sindicatos de servidores públicos municipais confirmaram presenças.
Os manifestantes vão denunciar a má administração de vários prefeitos no Estado. A estimativa é que aproximadamente mil trabalhadores ocupem a praça pública localizada no centro de Cajazeiras. A concentração está marcada para as 9 horas. Na ocasião, os sindicalistas vão cobrar a atualização dos salários dos servidores municipais de diversas prefeituras que há meses estão atrasados.
Vão denunciar também os desvios de recursos públicos destinados para os setores da educação, saúde e infra-estrutura, bem como o elevado número de contratações de cargos comissionados e prestadores de serviços (apadrinhados), deixando os servidores efetivos com os vencimentos atrasados.
O descaso com o recurso público por parte de administradores municipais atrasando os vencimentos dos servidores, de acordo com a federação dos trabalhadores, traz sérios prejuízos à população e ao desenvolvimento do município, pois a cidade deixa de arrecadar seus impostos.
O último levantamento feito pela Federação revela que 30% dos 223 municípios paraibanos já atrasaram salários pelo menos uma vez, entre janeiro e outubro, o que corresponde a 66 cidades. Conforme a entidade, mais de 10 cidades enfrentam problemas com atrasos atualmente, a exemplo de Itabaiana, Itaporanga, São João do Rio do Peixe, Uiraúna, Salgado de São Félix e Juripiranga.
Segundo Francisco de Assis Pereira, diretor e tesoureiro da Fespmpb, o objetivo da mobilização é demonstrar as dificuldades enfrentadas pelos funcionários públicos que trabalham nas prefeituras do Estado, assim como cobrar a implementação de melhorias e a regularização dos pagamentos dos prefeitos paraibanos.
Muitas são as irregularidades nas prefeituras paraibanas. Uma fiscalização feita pela Controladoria Geral da União (CGU) apontou que, nos últimos sete anos, das 65 prefeituras fiscalizadas, 20% delas estão sendo penalizadas por cometer irregularidades graves na aplicação de verbas federais. Na Prefeitura Municipal de Aguiar, por exemplo, cidade localizada no sertão paraibano, a despesa com a folha de pagamento de cargos comissionados é maior do que a folha com os funcionários efetivos. Outro absurdo foi registrado na Prefeitura Municipal de Lucena e que será denunciado no ato público. O prefeito Antônio Mendonça Júnior (Bolão) possui em seu gabinete o correspondente a 22 assessores especiais, conforme foi divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE.
“Com estes descasos, a população sente falta de investimentos no município. Muitos dos prefeitos se ausentam dos problemas da sociedade, passando a morar em outras cidades”, disse Francisco de Assis Pereira, diretor da Federação dos Servidores Públicos Municipais da Paraíba (Fespmpb). Os servidores municipais, através de demonstrativos e balancetes financeiros vão apresentar durante o ato público desta quarta-feira, dia 28, que as Prefeituras Municipais da Paraíba não vivem crises, conforme alegam seus gestores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário