sexta-feira, 11 de maio de 2012

FESPEM-PB TENTA ACORDO COM PREFEITURAS DE SANTA RITA E DAMIÃO PARA RESOLVER GREVES DOS PROFESSORES

Francisco de Assis, presidente da FESPEM-PB

A Federação dos Servidores Públicos Municipais no Estado da Paraíba (Fespem-PB) decidiu nesta sexta-feira, dia 11, intermediar junto às Prefeituras de Santa Rita (grande João Pessoa) e Damião, distante 173 km da capital, as negociações no sentido de que o Poder Executivo local resolva o impasse entre funcionários e administração pública, no que diz respeito as revindicações da categoria.
Em Santa Rita, os trabalhadores do magistério estão em greve há mais de 50 dias. Em Damião, uma ordem judicial determinou o retorno ao trabalho de professores e outros servidores vinculados à Secretaria Municipal de Educação.
“Em ambos os municípios está havendo um grande desgaste, seja para os trabalhadores, seja para a administração e, com isso, o maior prejudicado é a população”, disse Francisco de Assis Pereira, presidente da federação.
No caso da cidade de Damião, muitas foram as negociações entre o sindicato da categoria com a Prefeitura e Secretaria de Educação, sem lograr êxito. Esta semana, uma liminar expedida pelo juiz substituto da comarca de Barra de Santa Rosa, Mário Lúcio Costa Araújo, suspendeu a greve dos professores. “Já fui informado da decisão, encerraremos a greve, mas continuaremos organizados”, disse o presidente do sindicato, Tião Santos.

Já em Santa Rita, o Sindicato dos Servidores divulgou uma carta aberta informando à população as razões da paralisação que já caminha para dois meses. “”Desde o dia 20 de março próximo passado, os professores da Educação de Santa Rita decidiram cruzar os braços e entrar em greve por tempo indeterminado. Tal decisão foi tomada após várias tentativas de negociação e por contra da intransigência do prefeito Marcus Odilon”, diz um dos trechos da carta.

Diante de tanto impasse, a Federação dos Servidores Públicos Municipais no Estado da Paraíba (Fespem-PB) está dialogando com as autoridades no sentido de que os problemas sejam solucionados.